domingo, 16 de outubro de 2016

Se não viu, veja! - Agents of S.H.I.E.L.D.

Bem-vindo ao Nível 8.



Salve salve, galerinha desocupada! Tudo tranquilo com vocês?

Mais um Domingo chega, e aqui estamos mais uma vez, pra conversar um pouco sobre Séries, Cinema, Games, Quadrinhos, Livros e, se der tempo, muito mais!

Nesta semana, falaremos um pouco sobre o seriado do momento — pelo menos no que diz respeito a Marvel Studios. Não, não estou me referindo a Luke Cage (já falamos sobre ele AQUI), mas sim a Agents of S.H.I.E.L.D., que voltou a ser exibida recentemente pelo canal ABC, já em sua 4ª Temporada. A série estreou em 2013, sob a produção de Jed Whedon (irmão de Joss Whedon, de Os Vingadores), e se encontra disponível na Netflix com 3 temporadas completinhas, prontas para serem maratonadas.

Todos lembram do Agente Coulson, não é mesmo? Como esquecer? Carinha simpático, simples, sempre com o nariz metido nos maiores acontecimentos do Universo Cinematográfico Marvel — até ser trespassado por um cajado alienígena e morrer. Pelo menos é isso que pensávamos. Phil Coulson está de volta, e está reunindo um time composto por alguns dos melhores profissionais da S.H.I.E.L.D., a fim de investigar o sobrenatural e combater os perigos que ameaçam a humanidade — pelo menos aqueles dentro de sua jurisdição.


Se tem uma coisinha que eu gosto quando o assunto é entretenimento, essa coisa é ser surpreendido — ter minhas expectativas superadas por algo no qual eu não colocava o mínimo de fé. E foi exatamente isso que aconteceu com Agents of S.H.I.E.L.D..

Comecei a assistir a série quase que por obrigação, pra embasar um pouco das minhas palavras no meu Trabalho de Conclusão de Curso da faculdade — acreditem ou não, vou tentar me graduar falando sobre a Marvel Studios e suas peripécias —; e já nos primeiros episódios vi que o show não se tratava exatamente do que eu imaginava — uma versão de baixíssimo orçamento de Os Vingadores. É fato que Agents of S.H.I.E.L.D. não esbanja tanto glamour assim, mas mesmo assim, a série é bem mais que um "Vingadores de 1,99", e faz isso do seu próprio jeito, ao seu próprio ritmo.

Onde vive? Como se alimenta? Como superou minhas expectativas e por que você também deveria conferir? Isso e muito mais, você vê aqui, no Globo Repórter Desocupado, logo após a imagem.


Hoje em dia, mais do que em qualquer outra época, o nome Marvel Studios remete diretamente a super-heróis. Sendo assim, é difícil esperar algo da marca que não seja, no mínimo, super-heroico. E é daí que o primeiro contato com Agents of S.H.I.E.L.D. pode causar estranhamento. Agents of S.H.I.E.L.D. não é uma série sobre super-heróis, mas sim uma série de espionagem que se passa nos bastidores de um universo habitado por super-heróis. Sim, pode parecer um pouco decepcionante no começo — principalmente pra quem já está acostumado a ver heróis Marvel a torto e a direito nos cinemas —, mas a série trabalha esse aspecto de "bastidores do mundo do heróis" muito bem, de modo a referenciar (e ser influenciada pelo) universo em que se encontra e, ao mesmo tempo, manter sua própria identidade.

É até fácil notar que Agents of S.H.I.E.L.D. não tem — nem de longe — o mesmo orçamento que seus primos do cinema. Os efeitos especiais são bastante decentes, porém raríssimos de se ver em tela, e a galeria de personagens — apesar de ser uma dos pontos fortes da série — é visivelmente composta por figuras de 3ª ou 4ª categoria do Universo Marvel.

Porém, Agents of S.H.I.E.L.D. compensa todas essas ausências através de seu roteiro. Ao contrário de muitos outros shows "super-heroicos" (coff-coff-The Flash-coff-coff), cada episódio possui alguma contribuição para a trama principal, mesmo que não esteja diretamente inserido nela. Os roteiristas de Agents of S.H.I.E.L.D. gostam de pensar bem a frente do que está sendo visto em tela, o que ajuda bastante a solidificar a história que eles pretendem contar. Elementos e subtramas referenciadas há temporadas atrás podem ser recobrados a qualquer momento, porém sempre de maneira coerente dentro da história. Mesmo não sendo tão original ou introspectiva quanto outros show mais sérios, Agents of S.H.I.E.L.D. nunca decepciona em entreter e cativar. Muitas vezes, você, desocupado, adivinhará de antemão que elementos a série usará em seus momentos de clímax, mas mesmo assim vai vibrar e se emocionar como se não soubesse.


Outro artifício que os roteiristas de Agents of S.H.I.E.L.D. sabem usar muito bem são as reviravoltas. Quase nada do que você espera que aconteça na série acontecerá. Sempre que algo está seguindo o caminho previsto, algo bastante improvável acontece e muda toda a coisa de figura. Heróis se transformam em vilões, vilões provam ter sido heróis o tempo todo, personagens morrem... seja o que for, você dificilmente estará preparado para o que acontecerá em Agents of S.H.I.E.L.D.. Na maior parte do tempo, isso é um artifício excitante, que induz a assistir o próximo episódio e episódio seguinte, mas de tempos em tempos, a série acaba abusando dessa técnica, e a enxurrada de plot twists acaba se tornando mais incômoda que bem-vinda.

Há também alguns probleminhas de identidade. Até o fim da 1ª Temporada, Agents of S.H.I.E.L.D. é totalmente pautada pelos acontecimentos dos filmes do Universo Cinematográfico Marvel — apesar de o contrário não ser totalmente válido. Isso acaba afetando a trama de maneiras drásticas, fazendo com que a mesma tenha que se adaptar ao que acontecia nos filmes mais recentes da época. Felizmente, as temporada seguintes seguiram seu próprio caminho, com uma identidade própria, mas sem deixar de referenciar o Universo Marvel dos cinemas.

Não há como falar de Agents of S.H.I.E.L.D. sem dedicar pelo menos algumas linhas aos seus personagens. São eles que dão vida ao show, que fazem toda as reviravoltas e subtramas serem tão cativantes e emocionantes — tornando-se, direta ou indiretamente, o motivo pelo qual você continuará assistindo a série. Não há exatamente um único protagonista em Agents of S.H.I.E.L.D., isso faz com que todos os personagens dividam um tempo equilibrado de tela, sendo bem trabalhados durante as temporadas e possuindo relações cada vez mais complexas e críveis.

Assim como várias outras peças de entretenimento da Marvel Studios, Agents of S.H.I.E.L.D. também sofre com uma trilha sonora genérica e que pouco chama atenção. Me pergunto até se vale a pena dedicar essas 3 linhas pra falar sobre ela, já que eu não lembro uma faixa sequer pra citar aqui.


Bem, acho que já foi o bastante por hoje. Hora daquela boa e velha nota de cada post, não é mesmo?

E aí vai ela -> 8.9 / 10

Você pode até achar que está preparado para Agents of S.H.I.E.L.D. — que sabe exatamente o que esperar —, mas acredite: você não sabe de nada. Agents of S.H.I.E.L.D. consegue superar as baixas expectativas em poucos episódios, com um roteiro bem amarrado e uma trama que prende de verdade, cheia de reviravoltas — as vezes até demais, o que vem a ser um problema — e personagens complexos e cativantes. Os efeitos especiais são raros, mas agradam quando aparecem. Por outro lado, a trilha sonora é quase inexistente, seguindo (infelizmente) o padrão do Universo Cinematográfico Marvel.

"Entonce", se você está procurando a próxima maratona do final de semana, guarde seus esforços, pois Agents of S.H.I.E.L.D. certamente será a sua melhor opção!

E isso é tudo por hoje, galerinha desocupada.

Um abraço apertado e até a próxima!

Por Breno Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário