domingo, 24 de abril de 2016

[ESPECIAL] Game of Thrones VS As Crônicas de Gelo e Fogo

Julgamento por Combate!




Valar Morghulis, desocupados e desocupadas! Tudo em paz com vocês?

Mais uma vez, o Domingo chega, e a nossa patrulha começa. Como está escrito em nosso juramento, nossos votos nos obrigam a trazer um post novo a cada fim de semana, sempre falando de Games, Séries, Livros, Quadrinhos, Filmes ou que mais acharmos válido; e como somos homens de honra, não voltamos atrás nas nossas palavras!

Muitos de vocês sabem que este Domingo, dia 24 de Abril de 2016, não é mais um domingo chato e monótono qualquer. Nada disso, este domingo chato e monótono marca a estreia da aguardadíssima 6ª Temporada de Game of Thrones, a série de TV da HBO que adapta a épica série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo (A Song of Ice and Fire), do autor George R. R. Martin. Para os fãs, tanto dos livros quanto do seriado, esta é a temporada mais aguardada, já que os produtores resolveram seguir em frente além dos livros — que, pra quem não sabe, contará com 7 edições, porém, atualmente, se encontra parado no livro 5 (equivalente a 5ª Temporada da série), com o 6º livro previsto para um futuro próximo.

Porém, muitos dos fãs deste grandioso "Mundo de Gelo e Fogo" acabam se prendendo a apenas um lado da história. Uns apenas consomem a série de TV, e nela permanecem por toda a eternidade; outros, em contrapartida, leem apenas os livros, e destes se tornam defensores impassíveis. Ambos os lados possuem uma estranha inimizade entre si, cheios de preconceitos e intolerâncias um para com o outro.

Tendo visto ambos os lados dessa história — tanto Série quanto Livros —, este que aqui vos fala resolveu dar seu parecer particular sobre esse eterno embate. Quem é o melhor: O show Game of Thrones ou Os livros d'As Crônicas de Gelo e Fogo?

Mas calma que não é bem assim. Meu intuito aqui não é apontar quem é melhor ou pior, mas sim apresentar os elementos que juntam e/ou separam uma obra da outra, como eles funcionam dentro de suas respectivas mídias e expressar minha opinião sobre esses elementos. Para isso, dividiremos essa discussão entre os seguintes tópicos: História, onde falaremos sobre os caminhos seguidos por ambas as obras; Narrativa, onde trataremos os artifícios usados para contar ambas as histórias; Personagens, onde cobriremos a construção e o comportamento dos personagens presentes; e por fim, Futuro, onde conversaremos sobre o que está por vir, tanto para a série quanto para os livros.

Ah, e se você está com medo de possíveis spoilers, pode ficar tranquilo, este post não tem nenhum! 

Enfim, chega de conversa, porque esse post vai ficar enorme. Vamos ao que interessa!


——————————————————————————————


- História


Nas palavras do próprio autor d'As Crônicas de Gelo e Fogo, George R. R. Martin, tanto Série quanto Livros seguem suas próprias histórias individuais, sendo ambas válidas e verdadeiras.

E essa parte do post poderia acabar bem aqui, pois o garoto George disse tudo. Tanto Game of Thrones como As Crônicas de Gelo e Fogo possuem um mesmo ponto de partida, mas no decorrer do tempo, cada um seguiu seu próprio caminho. Porém, As Crônicas de Gelo e Fogo parece estar muito mais ciente do caminho que está seguindo que sua contraparte televisiva. Muito disso, é claro, se deve ao fato de a Série ter ultrapassado seu material-base, mas mesmo antes disso, o autor dos Livros sempre pareceu saber mais como contar e onde findar sua história que os produtores da Série. Isso pode parecer um tanto óbvio — afinal, foi ele quem inventou a bagaça toda —, mas os produtores da Série já provaram várias vezes que conhecem bem o mundo que estão adaptando. Porém, no final, o Sr. Martin acaba simplesmente sendo um melhor escritor que aqueles que trabalham na adaptação da HBO.

Mas Sor Martin não fica com todos os louros. Apesar de mais coerente com sua história, uma das coisas que mais me incomodou em As Crônicas de Gelo e Fogo é que os conflitos demoram muito à se concluir. Muito mesmo, a ponto de ficarem arrastados ou simplesmente dignos de serem pulados. Em Game of Thrones não dá pra enrolar tanto assim — apesar de ainda acontecer, vez ou outra —, já que só há mais ou menos 10 horas de conteúdo por temporada, e os deuses sabem que isso não é o bastante quando se fala dos livros de Martin. Seja mudando caminhos, personagens ou até núcleos inteiros, a Série procura chegar logo ao ponto da maneira mais empolgante possível para o espectador. E ela quase sempre consegue. Quase sempre.

Em suma, se você procura uma história mais coerente consigo mesma, mas com uma progressão mais lenta, As Crônicas de Gelo e Fogo é feito pra você. Mas se você não tem muito tempo livre e não se importa muito com a estrutura da história, Game of Thrones é a sua escolha.


———————————————


- Narrativa



Tanto Game of Thrones quanto As Crônicas de Gelo e Fogo possuem maneiras bem particulares de narrar suas respectivas histórias. Em ambos os casos, muito se ganha com isso, mas muito se perde, também.

De um lado, temos Game of Thrones, com uma narrativa aparentemente tradicional: a história segue apenas em frente, divida em vários núcleos que progridem juntos. Os produtores e roteiristas procuram ao máximo evitar flashbacks, focando a história no "agora", sem remeter muito a eventos passados. Ironicamente, a Série teve seu primeiro flashback ano passado, na 5ª Temporada, e há boatos de que mais um virá nesta nova temporada. Mesmo assim, quem leu os livros sabe que a Série está se esforçando bastante nesse quesito.

Falando nos ditos cujos, em As Crônicas de Gelo e Fogo, a história também é dividida em vários núcleos, mas estes nem sempre caminham simultaneamente. Cada capítulo dos Livros é contado sob a perspectiva de um personagem. À medida em que se avança no livro, não necessariamente as histórias de todos eles avançam juntas. Graças a esse modelo de narrativa, também, alguns acontecimentos importantes são vistos "de longe", sob a visão de um personagem que não necessariamente está presente no momento, mas que está envolvido de algum modo.

Pois bem, o que se perde o que se ganha? No caso da progressão, a Série põe a história-base do Livros nos eixos, fazendo com que (quase) todos os núcleos avancem simultaneamente, mantendo uma unidade bastante bem-vinda à história. Nisso, porém, a Série acaba perdendo muito da contextualização dos Livros, que não poupam detalhes sobre lugares e personagens secundários, assim como suas histórias, criando um universo muitas vezes mais amplo que o da Série.

Quem perde e quem ganha? Nenhum, na verdade. Em Game of Thrones, a história progride com unidade e em um ritmo mais rápido. Em As Crônicas de Gelo e Fogo, os passos são mais lentos, mas a construção do universo e daqueles que o habitam é melhor.  


———————————————


- Personagens



Seja em Game of Thrones ou em As Crônicas de Gelo e Fogo — neste último talvez até mais que no primeiro —, são os personagens quem ditam o ritmo da dança. É sempre através deles que vemos os grandes eventos da saga, mas essa visão muda bastante de uma mídia para outra.

O fato de acompanharmos a história sob o ponto de vista de cada personagem é um dos elementos mais legais de As Crônicas de Gelo e Fogo, mas também acaba sendo uma de suas principais fraquezas. Em poucas palavras, você só verá o que os personagens veem. Se esse personagem não percebeu traços escondidos nas personalidades daqueles à sua volta, ou não estava presente durante determinada batalha, você, como leitor, provavelmente não ficará sabendo de alguns detalhes por completo.

A Série trabalha de maneira semelhante, mas é um pouco mais generosa nesse quesito. Grandes eventos e detalhes incluídos nas entrelinhas são mostrados abertamente, de modo que pouco se pede devido ao fato de um personagem ou outro não ter estado presente durante dado momento.

Mas em termos de desenvolvimento, quem se sai melhor? Normalmente, eu iria pela opção mais óbvia — que são os Livros — mas nesse caso, não é tão simples assim. Sim, os Livros trabalham muito melhor seus personagens que a Série — todos possuem um desenvolvimento coeso e coerente, com bastante contextualização e introspecção, de modo que saibamos o que todos eles estão sentindo e pensando —; porém, Game of Thrones funciona de maneria mais eficiente, principalmente no quesito entretenimento. Se o núcleo de um personagem dos Livros não possui uma história intrigante ou tem uma participação importante para a saga como um todo, este provavelmente será alterado ou cortado por completo da Série. Sim, muitos personagens interessantes se perderam desse jeito, e alguns núcleos com bastante potencial foram mudados ou não abordados de jeito nenhum; mas muita "gordura" também foi cortada, deixando a Série mais sucinta e direta.

Resumindo, há muitos mais personagens em As Crônicas de Gelo e Fogo, e todos eles são muito bem desenvolvidos. Em Game of Thrones, por outro lado, o elenco é menor, e o desenvolvimento pode ficar conturbado, mas apenas o que realmente interessa foi adaptado, sem muito tempo perdido. 


———————————————


- Futuro



E aqui é onde a parada fica realmente séria. O que o futuro aguarda para os leitores de As Crônicas de Gelo e Fogo e para os espectadores de Game of Thrones? Só os deuses podem dizer, mas uma coisa é certa: a noite é escura e cheia de terrores. Para ambos. 

Como já foi repetido múltiplas vezes durante este post, o caminho de As Crônicas de Gelo e Fogo está melhor pavimentado que o de sua contraparte televisiva. George R. R. Martin parece estar muito ciente do que quer fazer com seus personagens e para onde pretende levar sua história. Porém — e esse é um grande "porém" —, os próximos dois livros, que findarão a saga, não estão previstos para chegar às prateleiras tão cedo. A espera por Os Ventos de Inverno (o 6º de 7 livros) data desde 2011, quando A Dança dos Dragões foi lançado. O sexto livro sairia neste ano, 2016, mas, em mais uma de suas complicações com prazos, Martin acabou tendo que adiar o lançamento do novo livro. Particularmente, eu acredito que o livro ainda sairá em um futuro bem próximo, mas o mesmo não pode ser dito do último livro da saga, O Sonho de Primavera.

Em Game of Thrones, a estrada é ainda mais tortuosa. No ano passado, a 5ª Temporada já explorou territórios além dos livros, e a impressão que muitos fãs tiveram — este que vos escreve, inclusive — é que os produtores não estavam muito certos do que estavam fazendo. Nesta nova temporada, a liberdade no quesito adaptação é maior, mas isso também significa mais riscos. A 6ª Temporada de Game of Thrones pode ser uma das melhores de todos os tempos, ou pode ser uma das piores. Independente disso, o resultado certamente refletirá nas duas temporadas seguintes, para o bem ou para o mal.

Mesmo sendo, atualmente, a única opção para os fãs que não conseguem ficar sem sua dose do "Mundo de Gelo e Fogo", Game of Thrones não possui um caminho fácil pela frente. E quanto As Crônicas de Gelo e Fogo? Bem, é melhor esperar sentado mais um pouquinho... 


——————————————————————————————


Ufa! Falei pra caramba (pra variar), mas no fim, é isso!

Já faz um bom tempo que eu queria escrever algo sobre o "Mundo de Gelo e Fogo", e a estreia desta nova temporada foi a oportunidade perfeita. Desde o começo, o meu objetivo com este post era esclarecer, tanto para os fãs dos livros quanto para os da série, como ambas as peças funcionam, e talvez até interessa-los em dar uma chance à outra mídia. De quebra, talvez até quem não conhece a saga se interessasse em lê-la ou assisti-la? Ok, esse último é pedir um pouquinho demais, mas não custa sonhar!

Enfim, espero que tenham gostado deste "post-debate". Se o formato agradou ou desagradou, ou se você quer bater um papo sobre Game of Thrones ou As Crônicas de Gelo e Fogo, é só chegar aqui em baixo, nos comentários! Eu com certeza gostaria de escutar as impressões de vocês!

E isso é tudo por hoje, galera.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário