terça-feira, 13 de outubro de 2015

[ESPECIAL] Dia das Crianças - Top 10: Desenhos Antigos

Ah, os bons tempos de criança...




E aí, galera desocupada, tudo bem com vocês?

Aproveitando o Mês das Crianças, decidi trazer à vocês mais um Top 10 Nostálgico. Quem acompanha o blog deve lembrar do Top 10 de Games Antigos que fizemos no comecinho do ano passado, onde convidamos 10 colegas de diversos cantos da internet para montar um post super-bacana, com um pouquinho da personalidade de cada um.

Desta vez, aproveitando a temática infantil, nós falaremos sobre os nossos desenhos animados favoritos das antigas. Alguns desocupados mais novos provavelmente não conhecerão algumas das animações que aparecerão por aqui, mas sempre vale a pena conferir para descobrir novas velharias, não é mesmo?

Alguns dos nosso convidados aqui presentes já participaram de outros posts ao nosso lado, mas também contamos com novatos na casa, portanto, sejam generosos e calorosos nas boas vindas, beleza? Pra conferir o trabalho de cada um deles, basta clicas nas suas respectivas imagens.

Ok, chega de conversa. Hora de ligar a TV e viajar no tempo!


———————————————



Abandonado ainda filhote, Coragem foi encontrado por Muriel, que mora em Lugar Nenhum com o seu marido, o fazendeiro Eustácio. Coisas estranhas acontecem em Lugar Nenhum, incluindo fatos sobrenaturais. Somente Coragem pode salvar seus donos e sua casa dessas ameaças.

"Eu gostei desse desenho pelo fato de ele abordar um tema mais assustador nas suas histórias. Eu desde pequena assisti filmes de terror, então esse sempre foi o desenho perfeito pra mim!"

———————————————



O fusca vermelho Wheelie fez sua vida como um profissional bem sucedido nas corridas e realizando acrobacias. Ele não falava (ao contrário dos outros personagens da série), mas conseguia expressar suas emoções fazendo aparecer símbolos em eu seu vidro da frente, como um coração, indicando que estava apaixonado e uma lâmpada, indicado uma ideia, bem como buzinando. Seus principais rivais eram um grupo de 4 motos (Confuso, Avesso, Chapa e Risada).

"É um desenho que assisti muito na TV Manchete, na década de 80. Acho que é um dos primeiros desenhos que tenho lembrança da minha infância, porque eu gostava muito do fusca Wheelie, protagonista do desenho, que vivia tentando fugir das emboscadas da gangue de motocas. E no final de todos episódios, os motocas se davam mal e sempre terminava com a motoquinha falando o clássico "mas eu te disse, eu te disse", um bordão que, na época, muita gente falava por conta do desenho."

———————————————



Órfão desde pequeno, Peter Parker viveu com os tios Ben e May durante a infância. Era inteligente e se destacava na escola, embora, por isso mesmo, fosse renegado por muitos de seus colegas. Desde que picado por uma aranha radioativa, numa excursão escolar, Peter passou a ter estranhos poderes: saltos de aracnídeos, força sobre-humana e um "sentido aranha" que o alerta para os perigos. Peter Parker se tornou o Homem-Aranha.

"Hey, eu sou o Fiaspo, do canal FiaspoGames, e tô aqui também pra falar de um F*ING desenho que marcou muito a minha infância, que foi o clássico Homem-Aranha de 94, que já passou na falecida Jetix e também na falecida TV Globinho. Será que esses dois programas morreram porque passaram esse desenho? Acho que não tem ligação, mas enfim, esse Homem-Aranha é, até hoje, na minha opinião, a melhor reprodução do Peter para as animações. Apesar de que o personagem não aparenta ser tão jovem, mas age como um.
A história dos episódios nem se falam. Ao mesmo tempo que são problemas que se resolvem no episódio mesmo, a história acontece de uma forma que tem continuidade nos próximos capítulos. Sem contar, também, no drama que Peter tem que enfrentar com a perda da Mary Jane. Ela simplesmente desaparece depois de alguns acontecimentos. Vish, Spoiler!
Uma das melhores coisas desse desenho são as participações de outros heróis da Marvel. Tem uma saga onde eles precisam lutar com o Caveira Vermelha, e junto disso tem a participação do Capitão America, e também do Homem de Ferro. Sem contar no episódio especial onde aparecem milhares de Homens-Aranha diferentes, até fazendo referencia a outros trajes do Aranha nos quadrinhos.
Esse desenho é um clássico que infelizmente não tem um final, porque foi cancelado assim como muitas séries animadas do Homem-Aranha. Mas é um baita desenho que é sempre bom re-assistir!"

———————————————



Digimon Adventure conta a história de 7 crianças que, em um fatídico dia, foram transportadas para o DigiMundo, uma dimensão digital dominada pelos Digimon, monstrinhos digitais fofinhos e bastante perigosos. Juntos, os Digiescolhidos e seus Digimon se aventuram pelo Digimundo em busca de um caminho de volta para o Mundo Real

"Digimon me marcou muito. Lembro que, quando foi anunciado na TV Globinho, eu olhei meio torto pensando "Ih, olha aí, querendo copiar Pokémon". Porém, um tempo depois, fui ver alguns episódios e notei que se tratava de algo com uma trama de verdade, e os personagens eram marcantes. Até lembro que tinha a questão de personagens que morriam, coisa que não existia em Pokémon, por exemplo, fazendo a série ter um tom bem mais sério e complexo.
Eu estudava pela manhã, e acabava não podendo assistir tudo, então uma das coisas que mais me marcaram foi a minha saga diária de programar o videocassete pra gravar os episódios e poder assistir a tarde. Lembro disso com carinho. Porém, o que mais me marcou mesmo foi o final da série, pois até hoje me emociono.
Atualmente, tenho um grande carinho pela série e estou no aguardo para o retorno dos personagens ainda nesse ano de 2015. Espero que seja uma homenagem à altura das primeiras temporadas."

———————————————



Os Simpsons conta o dia-a-dia de uma típica família dos Estados Unidos. Homer é o pai de família que adora beber cerveja; Marge é a esposa e mãe dedicada; Bart é o filho rebelde de 10 anos; Lisa é o gênio precoce; e Maggie é o bebê que não larga a chupeta.

"Os Simpsons, talvez o melhor e mais genial desenho animado já feito pelo ser humano! Quando se assiste, é difícil deduzir qual será a finalidade da história, pois ela sempre muda drasticamente DO NADA! Por exemplo, tem um episódio que começa com o Homer se acidentando no trabalho, e então ele ganha ingressos para um show. No final do episódio, ele havia perdido sua casa e estava morando numa casa que servia de palco para um Reality Show (episódio 'Sem Teto' da 14ª temporada).
Tudo do desenho é criativo, e é difícil encontrar episódios ruins! A abertura é fantástica e sempre tem uma ótima 'Piada do Sofá'! Os meus episódios favoritos sãos os 'Treehouse of Horror', que são os especiais de Halloween, nos quais eles parodiam filmes de terror. Esses episódios são simplesmente perfeitos!"

———————————————



O Fantástico Mundo de Bobby trata do cotidiano e dos pensamentos de Bobby Generic um garoto de quatro anos que tem imaginação muito fértil.

"E aí, pessoal, aqui é o Guima, do canal GuimAMES. E vamos falar de um desenho que com certeza você deve se lembrar, O Fantástico Mundo de Bobby. Êta nostalgia! Um desenho simples que contava a história de um garoto que imaginava coisas ao pé da letra sempre que ouvia algo. Como por exemplo, ele achava que primavera era uma prima chamada Vera. 
Muitas criança daquela época deviam se identificar com ele, pois deviam passar pela mesma situação. Ter um super-heroi favorito(Capitão Squash), ter um tio mala (Tio Ted), a tia que te acha uma gracinha (Tia Ruth), um brinquedo favorito (Wedley)... 
Dá pra encontrar inúmeros episódios no YouTube, então dá uma passada lá quando quiser relembrar!"

———————————————



Turboman narra as aventuras de um adolescente chamado Brett Matthews, que, quando estava dirigindo em uma estrada, acaba por desviar de seu caminho original durante um temporal, e bate em um laboratório secreto do governo.

"Turboman (ou Turbo Teen) é um desenho que, sem dúvida, marcou minha infância. As histórias giravam em torno do adolescente Brett, que acidentalmente terminou com suas moléculas fundidas ao de seu carro esporte, assim possibilitando que o jovem se transformasse no carro. O que eu achava o maior barato era que, para Brett se transformar,era necessário que ele fosse exposto ao calor, e para retornar a forma humana, bastava ficar exposto ao frio.
A transformação era a melhor parte do desenho. Eu ficava na expectativa de que ele se transformasse o mais rápido possível. Eu me recordo que diversas vezes corri às escondidas para a cozinha pra esquentar minha mão... O que? Vai que meus pais tivessem me cedido para as experiências do Dr. Chase da vida real! 
As aventuras de Brett (ou TT, como seus amigos o chamam) ficaram cravadas em minha memória, assim como suas corridas contra o Corredor Negro. Eu espero que um dia possa mostrar a meu filho (que ainda não tem planos de vir ao mundo) esse desenho e torcer para que ele se divirta tanto quanto eu pude."

———————————————



Os Fantasmas contava a história de um trio: Jake, o gorilão, e os irmãos Eddie e Tracey. Todos eles eram caçadores de fantasmas possuíam um carro, um calhambeque chamado Fantasmóvel, que era todo emburrado e sempre reclamava quando o trio embarcava nas aventuras.

"Durante a minha infância, eu me lembro de que acompanhava diversos desenhos na televisão. A época era bem diferente, porque a programação não era limitada a apenas um ou dois canais. Tinha-se exatos 7 canais abertos: TV Cultura, SBT, Globo, Record, Manchete, TV Gazeta e Bandeirantes. Em cada um existia um conteúdo diferente de desenhos animados para seguir, e que duravam quase que o dia inteiro, sem exageros. Começava durante a manhã e terminava por volta das 7 horas da noite, dependendo do canal.
Um dos desenhos que eu acredito que marcou bastante a minha infância recebia o nome de Os Fantasmas, e costumava passar nas manhãs do SBT. O desenho era uma criação de Lou Schimer, uma produção do estúdio Filmation, que também criou He-Man e She-Ra. Então, no SBT passava Os Fantasmas, enquanto que na Globo passava He-Man e She-Ra, tudo na mesma época.
O mais legal eram os detalhes do desenho. Tudo era meio macabro, o telefone em que eles recebiam os chamados de ajuda era uma caveira e os dentes eram as teclas. Eles tinham uma televisão que também era um crânio gigante com pernas. E sempre no final dos episódios havia uma pequena lição de moral, mesma coisa que acontecia no He-Man e She-Ra, sempre uma lição que tinha relação com a história do episódio.
O trio tinha como missão impedir os planos malignos do Líder Mau, que chamava os seus servos ao dedilhar algumas notas musicais bem sinistras em um órgão que liberava almas perdidas que seguiam para o mundo dos vivos para tocar o terror. Nessa hora entra o trio de caçadores de fantasmas, eles diziam “Vamos, Caça-Fantasmas”, pulavam e no ar, batiam as mãos e corria para um elevador forjado com ossos humanos, que os levavam para a câmara de transformação. Uma máquina vestia o trio com a roupa adequada, eles colocavam as mochilas nas costas e assim estavam prontos para eliminar a horda medonha que tentava dominar o local.
Os Fantasmas teve uma duração até que longa no Brasil. Foram seis anos de exibição no SBT entre 1988 e 1994, sendo transmitido em programas diferentes, mudando somente o horário de exibição. Eu considero a abertura do desenho bastante inesquecível, fora a trilha sonora. Ao todo, foram 65 episódios que eu mantenho guardados em meu HD Externo para assistir sempre que pinta aquela vontade de rever o desenho."

———————————————



Tom e Jerry mostra as tentativas frustradas do gato Tom de capturar Jerry, um ratinho muito esperto e bastante engenhoso.

"Olá, meu nome é Carlos Daniel, tenho 15 anos e sou dono do canal Guia Player
Quando criança, eu gostava de muitos desenhos animados. Um dos que mais me recordo é Tom e Jerry. lembro que eu acordava um pouco cedo só pra assistir e ver as trapalhadas do Tom tentando a todo custo capturar o Jerry. Era muito hilário."

———————————————


Criação da famosa Hanna-Barbera, Space Ghost era um herói que combatia vilões espaciais com a ajuda de dois adolescentes, Jan e Jace, e de um macaco chamado Blip.

"Space Ghost me marcou porque eu chegava da escola e nem estudava por causa dele. Cheguei a ficar de recuperação na época."

———————————————


É, galera desocupada, acho que isso é tudo. Chegamos ao final de mais um excelentíssimo Top 10 com os amigos da Internet!

Espero que vocês tenham gostado, e espero também encontra-los pra uma conversinha mais próxima aqui em baixo, nos comentários do post. É sempre bom chegar junto e escutar as opiniões de cada um.

Até a próxima, galera desocupada, e Feliz Dia das Crianças pra todos vocês!

Fui!

Por Paulo Victor

Nenhum comentário:

Postar um comentário