domingo, 15 de março de 2015

Se não leu, leia! - Rikudou

A tragédia persegue.



Riku já sentiu na pele muita dor e tragédia na sua infancia. Após o suicídio de seu pai, Riku aprende um soco básico com um Yakuza ex-boxeador. Esse soco foi decisivo, pois salvou Riku do traficante de sua mãe e lhe deu a possibilidade de matá-lo, que foi o que fez. Criminosos continuaram perseguido-o, trazendo ainda mais tragédia para vida do garoto. Devido a isso, ele pede ao Yakuza que o ensine boxe e este o leva para o local onde aprendeu, uma academia caindo as pedaços, e lá é onde começam os primeiras passos de Riku no boxe.

Pra começar logo de cara, Rikudou só tem 10 capitulos em inglês até o momento, e eu achei ele totalmente sem querer. Não sei como está a publicação dele, mas aparenta que ainda está saindo, então acho válido trazer ele aqui, nem que seja só pra ficar em observação, mais que uma recomendação por si só.


Rikudou é um Seinen, ou seja, foca em um público mais maduro, com conflitos que você não vai ver em One Pieces ou Narutos da vida. Normalmente, há mais conflitos psicológicos, e a violência física é bem mais grotesca.

Estes dois itens, Rikudou apresenta já no primeiro capítulo. Primeiro a violência física, que é mais clara e fácil de se perceber, principalmente no espancamento que Riku sofre durante o primeiro capitulo. A violência psicológica mostra como toda a inocência dele foi se quebrando, com trauma após trauma e com a unica corda que ele viu como uma salvação, que é o boxe. Depois de mostrar a infância, temos um Riku adolescente, mostrando como todo seus traumas o transformaram numa pessoa solitária.

A arte é bem "real", com traços não muito exagerados e expressões simples. Contudo, quando Riku olha para alguém que trata como inimigo, ele vê monstruosidades, como se todos quisessem o matar. Se você já leu Shingeki no Kyojin, é como se os gigantes tivessem uma versão menor e quisessem matar Riku.


Eu acho que esse mangá consegue ganhar uma popularidade maior, maaaaaaaaaaaaaas, já existe uma leva grande de mangás de boxe, fora o gigante a ser batido, que é Hajime no Ippo. Contudo, achei interessante começar com um homem quebrado como Riku e ver sua evolução no decorrer da história. Infelizmente, ainda esta só no começo, mas espero que prossiga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário