domingo, 1 de março de 2015

Se não jogou, jogue! - Sonic The Hedgehog (Mega Drive)

Gotta go fa(s)t.



Um astro. Um mito. Um sobrevivente. Esse é Sonic (e eu), o ouriço mais azul que o mundo já conheceu. Aquele que fez a Nintendo tremer e só foi derrotado pela SEGA. O Ligeirinho do Japão. Aquele que salva os animaizinhos das mãos sebosas de Dr. Robotnik. Finalmente, vou valar de Sonic The Hedgehog aqui.

Todos que conhecem Sonic, já sabem qual é a jogada dele. Correr e correr até passar de fase. A SEGA fez nele algo que não era tão comum no gênero plataforma, que normalmente tende a ser mais devagar, mais cadenciado, devido a precisão de saltos e movimentos. 


Em Sonic ainda há essa forma cadenciada em algumas áreas do jogo, e que se misturam. Alguns momentos basta correr que dá certo, contudo, saber quando parar de correr também é bom. Em Green Hill Zone, primeira área do jogo e uma das mais icônicas da franquia, basta correr aceleradamente pra passar, mas caso o jogador explore a área, poderá ganhar vidas extras.

O level design é um dos pontos fortes do jogo justamente por isso. Sonic tem exploração, ao contrario da concorrência, ele é livre pra escolher diferentes rotas dentro das fases tornando a vida mais fácil ou difícil.


As zonas são únicas, cada qual com suas peculiaridades. Em Labirynth Zone, somos apresentados à maior fraqueza do nosso herói: a água. Nessa brincadeira, a fase é totalmente submersa, e somada ao fato de que Sonic não tem fôlego infinito, a situação fica tretosa.

A trilha sonora é incrível do começo ao fim, e encaixa perfeitamente com o jogo. Fases com mais teor de velocidade, tem musicas mais aceleradas, as com menor velocidade, tem musicas mais lentas. Como um destaque, a música de pré-afogamento do Sonic. Ela é perfeita, pois dá toda uma construção no medo de morrer, porque você sente nela que algo horrível vai acontecer.


E o jogo também é lindo, principalmente pro padrão dark do Mega Drive. Todas as fases são lindas e bem detalhadas, os inimigos são bem feitos e o jogo não apresenta nenhum problema nesse quesito. 

Não, Sonic não apresenta nenhum defeito e é uma obra-prima, todo mundo tem que jogar ao menos uma vez na vida.


Por Angelo Alexsander, que já ficou preso num dos robôs do Robotnik.

Nenhum comentário:

Postar um comentário