domingo, 22 de dezembro de 2013

Se não viu, veja! - Toradora!

O amor é algo agridoce. Claro, simples, complicado e misterioso.



A vida tem dessas coisas. Quando você acha que se conhece e que algumas coisas não combinam com você, você é surpreendido por uma nova experiência. Apesar deste artigo [Breno -> "Artigo"... Todo chique esse rapaz...] ser direcionado a um anime, ele pode ser aplicado em vários outros momentos de nossas vidas. Provar algo novo, mesmo que não pareça que vá nos agradar, pode ser um ato bem reconfortante no fim das contas, assim, sabemos que estamos em constante dinâmica nos nossos achismos. Eles estão em constante mudança, assim como nossas certezas. Isso foi o que TORADORA! trouxe pra mim.

O anime retrata o cotidiano de Takasu Ryuuji, um aluno que tem cara de valentão mas é um rapaz muito gentil. Ryuuji é Apaixonado por Kushieda Minori, uma colega de sua classe, que é muito extrovertida e chamativa, porém ele não consegue se declarar para a garota. Em um desencontro da vida, enquanto sonhava acordado com Minori, ele esbarra em Aisaka Taiga, a maior porradeira do colégio, que é bem baixinha, no que acarretou seu apelido de Tigresa de Bolso. Taiga é apaixonada por Yusaku Kitamura, e quando ia mandar uma carta de amor, colocou no armário errado, no de Ryuuji. Assim, os dois começam a se envolver para se ajudar, para conseguir o coração de seus amados, nesse negócio enrolado que é o amor.


O roteiro me parece bem genérico para um shoujo (mangá direcionado para meninas), mas o que se esperar quando uma formula faz sucesso? Com os shounens é do mesmo jeito (poder da amizade, mimimimi). Com isso ele tinha que se sobressair de alguma forma, o que eu, que não manjo desses animes mais voltados para as moças, não vi. Não tem nenhum poder mágico, nem alienígenas, nem demônios. É apenas o dia-a-dia de pessoas normais com problemas normais. É a baunilha dos animes, assim como a vida humana normalmente é, uma baunilha.

Taiga e Ryuuji são os protagonistas, enquanto Kitamura, Kushieda e Kawashima (KKK), que aparece depois, são os complicadores.Vamos ver um por um:

- Ryuuji: Protagonista, tarado por limpeza, vive de aluguel com a mãe que trabalha como hostress (mulheres que entretém homens por certo tempo. Sem relações físicas, apenas conversa). Cara de mal e gente boa. Entre ele e Taiga, ela tem um desenvolvimento melhor na trama, apesar de que vez ou outra demonstra algum problema psicológico, além do amor, devido  sua falta de figura paterna. No resto do tempo ele é uma boia num tsunami, só vai com a correnteza. Apesar dos pesares, é um dos pontos maduros do anime.
Nota que eu dou à ele porque eu posso julgar as pessoas fictícias ou não: 7/10

- Taiga: Protagonista, garota-tábua, vive só num apartamento com mesada do seu pai. Provavelmente minha personagem preferida, não por ser "kawaii desu" (fofinha), mas por mostrar um maior amadurecimento na trama. Ela cresce a cada episódio, demonstrando que, por baixo da brigona, teimosa que reside dentro dela; é uma garota que sofre muito devido a sua família e seu jeito desastrado de agir.
Nota que eu dou à ela por que eu posso julgar as pessoas fictícias ou não: 9/10

- Kitamura: Talvez dos 5 o mais descartável. Se não fosse sua importância para Taiga, ele não teria relevância no anime. Ainda assim, tem alguns momentos interessantes e bem engraçados às vezes.
Nota que eu dou a ele por que eu posso julgar as pessoas fictícias ou não: 4/10

- Kushieda: A garotinha alegre e serelepe e que é a paixão do Ryuuji. É tipo um Julius (de Todo Mundo Odeia o Chris) da vida, sempre com 2 empregos, clubes etc. e tal. Mais conhecida por seus momentos engraçados, mas decidida e densa quando o assunto é sério. Personagem de suporte legal, quebra a mesmice do anime às vezes.
Nota que eu dou a ela por que eu posso julgar as pessoas ficticias ou não: 7/10

- Kawashima: Modelo, amiga de infancia de Kitamura, rival de Taiga. Sempre tenta esconder o seu "verdadeiro eu" devido ao seu trabalho, fazendo com que aja quase sempre de uma forma madura ou "kawaii desu desu otaku-kun" (em outras palavras, "fofinha"). Dá muita indireta mas não faz quase nada.
Nota que eu dou a ela por que eu posso julgar as pessoas fictícias ou não: 5/10


Enquanto sozinhos, os personagens não são algo tãããão interessante. A química entre eles é que funciona bem. Muitas provocações e brigas entre Kawashima e Taiga, situações estranhas, festivais etc..

O traço me agrada por não tentar ser mais do que precisa (tô olhando pra você, Aku no Hana), e agrada aos olhos. Sempre temos aqueles exageros japoneses pra mostrar os sentimentos e tal, mas chegam a ser bem divertidos. Não traz inovações nem pisa na bola, então é o suficiente.

A trilha sonora sempre se adapta bem, principalmente nos momentos mais tensos. Parece até que o anime foi feito para a trilha e não o contrário. As aberturas também retratam bem o anime, principalmente na divisão do meio-a-meio. A primeira abertura é mais alegrinha e jovem, combina com a primeira metade do anime, que é bem mais vivo. Já a segunda fica mais séria, o que condiz com a segunda metade, onde os momentos mais tensos estão situados e onde os personagens desabrocham. As endings (encerramentos), por outro lado não fazem tanto meu estilo. São as músicas com teor depressivo, um ritmo mais lento, como é de praxe nos encerramentos de animes.

Por ser um anime e 25 episódios, o ritmo é até bom, sempre acontecendo coisas novas durante a trama. Apesar de que tudo esteja resolvido ao fim do episódio, as situações podem se tornar uma bola de neve. O mais importante nesse ritmo é o crescimento da relação entre Ryuuji e Taiga, assim como eles encaram seus  respectivos amores. Taiga por exemplo, é extremamente introvertida na presença de Kitamura, mas depois começa a tratá-lo como um garoto normal, conseguindo conversar com ele normalmente. É muito gostoso ver Taiga e Ryuuji crescerem sem perder os sentimentos do começo da amizade.


Outra qualidade de Toradora! é que ele consegue atrair um público masculino sem precisar apelar para peitos e posições extremamente favoráveis a produção de conteúdo impróprio para otakus menores de 18 anos (em outras palavras, hentai). Você Simplesmente gosta dos personagens por sua personalidade e não por sua "personalidade" ( . )( . ).

A temática girar em torno do amor é bem óbvia aqui, então creio que, facilmente, alguém na idade 12-17 vai se identificar em algum momento por aqui, seja pelo medo e falar seus sentimentos, seja por bolar tramoias e planos secretos que nunca dão certo. Só não gostei dessa "complicação" toda. Parece até que o amor é algo intangível e tal.

Contudo, tais complicações e suas eventuais superações são uma das partes mais charmosas de Toradora!. Os personagens pensam e sentem que a ficha caiu, evitando cometer os mesmos erros que já fizeram. Alguns se tornam mais independentes, enquanto outros aprendem a depender de alguém (o que não é algo ruim), e essa dinâmica dos personagens é muito interessante.


Tal dinâmica traz varias interações cômicas entre as personagens, e em sua maioria são capazes de gerar sorrisos, mas nada muito além disso. Exceto por uma cena que eu ri pra caramba, mas não vou dizer qual é. Nos momentos mais densos, não é surpresa aflorar um sentimento de raiva pela burrice dos personagens. Torcemos por eles, mas dá uma vontade de mandar todos pros quintos do limbo.

Toradora! é como uma novela curta, e satisfaz quem gosta ou esta aberto ao gênero. Poucos personagens, mas todos eles carismáticos. É um bom anime pra assistir enquanto não se tem nada pra fazer ou só se busca uma nova historia de amor para assistir. Fora isso,  não há surpresas nem inovações, o que satura quem assiste tantos animes do gênero. Yo Recomiendo.


Por Angelo Alexsander, o lendário Desocupado de Bolso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário