domingo, 4 de agosto de 2013

Se não jogou, jogue! - Super Mario Kart (SNES)


O Rubinho do Super Nintendo.



Curso: Introdução à Tirar Leite de Pedra
Professor: Shigeru Miyamoto
Pré-requisito: F-Zero
Ano: 1992
Gênero: Corrida.
Produtora: Nintendo

Acho legal quando as nuvens mandam mensagens, como "PUSH B". Valeu aí, Morgan Freeman.

Super Mario Kart é um dos jogos pioneiros no ramo de usar o mascote pra protagonizar jogos totalmente diferentes da ideia original, assim como Alex Kidd (O garoto que não sobreviveu). Shigeru e companhia resolveram criar uma das mais importantes franquias de corrida da história dos games. Hoje, Mario Kart é o símbolo maior dos jogos de corrida mais fantasiosos e "mascoteiros". No Super Nintendo foi um sucesso, e é tido por muitos como um jogo perfeito, melhor jogo de corrida do 16-bit da Nintendo, dentre outros predicados igualmente elogiosos. Mas aqui não, João; e nem a pau, Juvenal.

Galerinha reunida e o início da broderágem entre Bowser e Mario.

Indo por partes, vamos falar de história. Tudo começa numa simples manhã de sol, quando Vin Diesel pergunta à Mario se este manja das corridas. Nosso encanador, com sangue nos olhos, apenas chama seu irmão e mais seis poderosos corredores, que eram os primeiros em sua agenda telefônica, e assim começa uma perseguição implacável em busca de quem será o sucessor de Vin Diesel. Se você acreditou que essa é a historia é a verdadeira, bem, você é meu fã, cara.

O jogo é bonito, conta com cores bem vivas pros personagens e algo meio F-Zero pro resto do cenário. É óbvia a importância do personagem e da pista para um jogo de corrida, mas o cenário que circunda a pista também merece um carinho. A paisagem se torna algo bem sobressalente e vazio, principalmente em fases de praia, onde é água e mais água em todo lugar. Eles cumprem o papel? Cumprem, mas podia ser melhor. Durante as corridas, o Mode 7 se faz presente, e dá uma cara de Super Nintendo pro jogo, usando de suas rotações. Nada que F-Zero não tenha feito antes, só que, ao contrário deste, eu não senti uma sensação de velocidade muito boa. A maior parte disto se deve mais à rotação do cenário que aos personagens em si. Isso bem prejudicial num jogo de corrida, e girar por girar, eu posso ficar tonto só girando numa cadeira giratória que gira (acho que não estou girando bem da cabeça).

Me sinto Koopado quando eu caio nessas armadilhas mequetrefes.

A trilha sonora tem o climão de Mario mesmo, com seus toques bem alegrinhos e felizes, como saltitar feito um coelhinho. É uma área do jogo muito bem executada seja na praia, na fazenda ou numa casinha de sapê. A melhor música é a que toca na área de praia com seu tom meio bucólico, de um local sem intervenção do homem ou dinossauro-cuspidor-de-fogo. Tivemos também uma aparente reciclagem do tema da casa fantasma do Super Mario World.Se Rock n' Roll Racing pode usar as músicas dos outros, então a Nintendo pode reutilizar as suas. Nintendo praticando desenvolvimento sustentável desde que o mundo é mundo... Na área do Castelo com Lava temos uma referencia clara ao Tema de Castelos do SMW. Isso explica o porquê de Bowser ter sido chamado: locação de pista. Esse Mario não dá nó sem ponta mesmo.

Mario Verde na frente do Luigi Vermelho? Impossible!

É dífícil mencionar o gameplay de SMK sem falar de F-Zero. Este, que é o primeiro jogo de corrida pro Super Nintendo. A câmera ficar atrás e a rotação do cenário são qualidades que foram transportadas e bem reaproveitadas. Também temos diferenças entre os pilotos em ambos os jogos, porém, Mario Kart conta com oito corredores, ao contrario dos quatro de F-Zero. Cada personagem tem suas particularidades, como Bowser e Donkey Kong Jr., que são mais pesados, mas alcançam velocidades maiores, enquanto Yoshi e Peach aceleram mais rápido porém derrapam um pouco mais. Meu preferido é ele, o único, o mito, o verde, o imortal Koopa Troopa. Ou, como é conhecido na Zona Leste do Reino do Cogumelo, A Tartaruga. Eu sinto que ele é melhor de se controlar, mesmo com sua velocidade não tão alta, que é compensada nas curvas.

A principal adição que SMK fez e que abalou as estruturas de um gênero, tornando-o muito mais abrangente, foi o uso de power-ups. A partir deste momento, alguns jogos de corrida que surgiram depois chamavam a atenção de jogadores que antes não ligavam para o gênero.Se antes tudo resumia a passar as marchas e saber quando frear, agora temos a capacidade de atrapalhar a concorrência. Seja com cascos, vermelho ou verde, cascas de banana, invencibilidade temporária e até mesmo um raio encolhedor. Tudo isso pode ser usado de acordo com a sorte e colocação de quem joga. O sistema é apenas meio balanceado, quem estiver atrás, pega power-ups mais poderosos, enquanto quem está na frente pega coisas menos vantajosas. Mas não é surpresa o último colocado pegar o pior de todos, as moedinhas. Sério, elas me dão um abuso infinito. Podia pegar qualquer coisa que funcionasse, mas sempre vem estas ****** do ******* dessas moedas. **** que pariu.

Mario Kart conta com três níveis de dificuldade, sendo que as ultimas pistas de cada nível tem sua dificuldade aumentada. Na verdade o que muda é o design das pistas, que ficam um pouco mais complicadas, mas nada que meta medo. O problema são os inimigos, que começam a encher o saco com seus ataques infinitos e velocidade sempre elevada. Sabe aqueles inimigos blocos de pedra que caem sobre você? E se eu te disser que tem momentos que eles afetam só você? Legal né? E se eu te disser que eles tiram praticamente 2 segundos quando você bate neles e bem uns 5 quando te esmagam? É loco. Achei isso uma falha de programação, porque, apesar de que um bom jogo tem que te desafiar, te roubar descaradamente é algo que nenhum jogo deve fazer.

Se você nunca jogou nenhum Mario Kart, eu recomendo que jogue este primeiro, por ser o mais "rústico". Se já jogou o de N64 ou posteriores, não espere algo tão bom quanto. Pra mim, Super Mario Kart caiu quando eu comparei com o de Wii, o qual é mais balanceado e divertido. Certamente é um dos grandes jogos de corrida do SNES, mas não é o melhor. Perde em trilha sonora e sensação de velocidade para Top Gear e em termos de jogos com power-ups fica em pé de igualdade com Biker Mice From Mars. Ainda assim, é um bom jogo. Contanto que você saiba que ele tem mais importância por seu impacto na industria do que no jogo por si só.




Por: Angelo, o caçador de tartarugas jade-esmeralda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário