domingo, 18 de agosto de 2013

Se não jogou, jogue! - Megaman 2 (NES)


pew pew pew




Curso: Como fazer uma franquia bombar
Mestre: Keiji Inafune
Turno: Anos 80
Situação do Curso: Finalizado.

Primeiramente: musica pra escutar com o post.



Lançado em 1988 pela Capcom do Japão, dando prosseguimento a ideia original do mito Keiji Inafune, criador do Blue Bomber, nome pelo qual Megaman (ou Rockman) pode ser conhecido; Megaman 2 chegou às lojas pela mesma porta aberta por seu predecessor que, se espantem, não se chamava Megaman 1, e sim, se espantem ainda mais, se chamava Megaman, mais conhecido por sua capa ocidental HORRÍVEL.

Capcom decretou a morte da franquia beeeeeeeeeeeeem cedo.

Apesar de estar mega-largada atualmente, a franquia Megaman já foi mega famosa. Mas antes de ser mega-famosa a franquia era Mega qualquer coisa. Claro, o primeiro jogo trouxe um conceito novo para os jogos de plataforma na época. Primeiro, tínhamos a opção de escolher entre 6 estágios. Pra você pode não fazer diferença, mas ter essa opção para destruir a linearidade do jogo era algo que explodia cabeças na muralha. "Segundamente", Cada chefe possuía fraquezas, e estas variam de acordo com cada arma que nosso herói usa. Para receber novas armas, ele deve derrotar um dos chefes e assim aprenderá a nova habilidade.

Em Megaman 2 esse sistema continua, contudo levemente alterado. Agora temos 8 chefes e as armas não funcionam necessariamente contra um chefe apenas. Alguns tem até quatro fraquezas. Além das armas especiais, temos itens especiais que funcionam para ajudar em momentos de plataforma. E com a adição de um item chamado Energy Tank, capaz de recuperar completamente a barra de energia do garoto propaganda de uma empresa de telefonia de 3 letras no nome, o que é de muita ajuda naqueles momentos em que o coração quase para. Tipo esse:

Atentem par a barra de life.



Essa imagem representa um ponto falho do jogo: falhas de programação. Eu matei o Metalman com  ZERO de life, tudo isso por que meu ultimo tiro matou ele, logo após ele ter me dado o golpe que, na teoria, seria o definitivo. Outro problema é que em alguns momentos, com muitas coisas na tela, os sprites (imagens) de Megaman ou de alguns inimigos começam a piscar aleatoriamente, falha bem comum em jogos mais antigos, mas que dá pra se contornar e não prejudica o gameplay.

Megaman 2 é graficamente um pouco melhor que seu antecessor, devido mais ao fato de adição de backgrounds melhor trabalhados que qualquer outra coisa. O jogo é muito bonito, mesmo em um sistema 8-bit. Mesmo com um sistema bem limitado, a Capcom conseguiu se virar bem. Cada uma das 8 fases têm um tema próprio: Fase da Água? Confere; uma Floresta Robótica com tecno-avestruzes? Confere; algo que lembra uma Fundição (seja lá o que isso for)? Confere também; uma fase no meio do céu com as plataformas voadoras de cada dia? Podes crer que confere, meu chapa. A ambientação está muito boa, com cada estágio tendo até mesmo seus inimigos característicos, sendo que a maioria não se repete em outras fases. Isso nada mais é que dedicação pra ir contra a corrente naquela época em que você enfrentava o mesmo inimigo constantemente. É, a clonagem bombava nos anos 80 e 90... O design de fases em alguns momentos é espetacular. A fase de Quickman é um dos pontos altos do jogo, devido a sua dificuldade e necessidade de memorização. Ela pode ser facilmente como uma das fases mais clássicas dos jogos de NES.

Aves mecânicas atravessam paredes. Titulo do meu livro.

A trilha sonora é simplesmente espetacular, não há uma só musica ruim. MESMO. Temos algumas que são apagadas devido a qualidade imensa das outras, mas nenhuma ruim. Mesmo para um 8-bit, é impossível dizer que a franquia Megaman falha no quesito trilha sonora, e aqui temos uma das obras-primas. Começando pela música tema, que além de clássica é linda:


Se essa não lhe é suficiente, temos mais. Ter 5 preferidas dentre as 8 fases iniciais é coisa de doido, mas sim, eu sou mentalmente desafiado, então:


Não é suficiente? Então toma:


E pra finalizar o combo, não pode faltar Dr.Willy:


O jogo apresenta dois níveis de dificuldade, a papinha de neném (Normal) e a não-vamos-lançar-só-essa-no-ocidente-porque-eles-são-muito-ruins-de-videogame (Difícil). Para quem não consegue finalizar o jogo rapidamente, um sistema de passwords foi criado, facilitando o trabalho dos preguiçosos. Sinceramente, acho passwords bem inúteis aqui, uma vez que Megaman 2 é um jogo de tentativa e erro, ou seja, quanto mais besteira você fizer, menos besteira você vai fazer depois. O jogo em si é bem difícil, principalmente quando vai chegando no finalzinho, onde temos a clássica sequencia de derrota de chefes pra depois enfrentar Doc Willy.

Megaman 2 é um dos melhores jogos de NES, ficando atrás apenas de poucos. Porém, sua mecânica não foi inovada exageradamente em relação ao seu antecessor. Há uma grande discussão em saber qual é o melhor, Megaman 2 ou 3. O 2 tem um grande importância histórica, pois foi o responsável em fixar e manter uma das MAIORES FRANQUIAS DE TODAS (TÁ OUVINDO, CAPCOM????) Enfim, Megaman 2 é um clássico que não pode faltar na sua lista.




Nenhum comentário:

Postar um comentário