segunda-feira, 22 de abril de 2013

[ESPECIAL] Homem de Ferro 3 - Mini-guia: Quadrinhos (Parte 2)

O Guia Desocupado para assistir Homem de Ferro 3! [2]




Longos dias e belas noites, galerinha "desocupadis", tudo "belezis"?

Como vocês já devem ter visto, eu, Breno Barbosa, em um esforço grupal de eu comigo, estou organizando um pequeno Especial sobre o vindouro Homem de Ferro 3; um pequeno guia para estar 100% (ou pelo menos 70%, isso eu garanto) preparado para curtir o terceiro filme do cabeça de lata nas telonas.

A primeira parte do Especial — com foco nos principais filmes herói — pode ser conferida clicando aqui.

Nesta segunda parte, falarei um pouco das principais HQs que — em minha humilde opinião — servirão como base para o filme.

Bem, chega de enrolação, vamos ao que interessa!

                                                                                                                                                                    


1. Extremis (Volume 4 - Edições 1 à 6)



Com roteiro de Warren Ellis e arte de Adi Granov, o arco Extremis narra a descoberta da tecnologia Extremis, um vírus desenvolvido por uma empresa de biotecnologia — a FuturePharm — a partir do Soro do Super Soldado. Inicialmente, a tecnologia seria usada para fins medicinais, implementando as funcionalidades do corpo humano, tornando-o capaz localizar e neutralizar automaticamente ameaças internas e deixando-o apto a eliminar malefícios futuros; porém, um de seus criadores contrabandeou uma versão do vírus para criminosos, que acabaram usando-o para realizar ataques terroristas ao redor dos Estados Unidos. À pedido da Dra. Maya Hensen — co-criadora da tecnologia Extremis —, Tony Stark parte em busca desses terroristas, a fim de detê-los antes que causem mais estragos ao a país.

Quem acompanhou as notícias sobre o filme desde seu anúncio oficial já deve saber que — nas palavras da própria Marvel StudiosHomem de Ferro 3 será baseado no arco Extremis. Nos quadrinhos, Tony Stark usa a tecnologia Extremis para aprimorar seu desempenho com o traje do Homem de Ferro, rompendo as barreiras que dividem seu corpo da armadura e tornando-os um só ser. Em alguns dos trailers liberados até então, podemos ver cenas onde Tony “invoca” a armadura diretamente para o seu corpo, e também dele para outros indivíduos; o que pode indicar a presença do vírus já implantado no corpo do herói. Alguns trailers também mostram uma espécie de “cyber-soldados” à serviço do Mandarim, que se assemelham bastante ao vilão central do arco Extremis, Mallen, que também possui a tecnologia em seu corpo.

Extremis é uma leitura indispensável não só para quem quer estar por dentro de tudo antes de curtir Homem de Ferro 3 nas telonas, mas também para todos aqueles que se dizem fã do vingador dourado. É uma história rápida e divertida, que pode ser lida no máximo algumas horas, ótimo para aqueles que não tem muito tempo livre no dia-a-dia.

Confira também:


                                                                                                                                                                    


2. Os Cinco Pesadelos (Volume 5 - Edições 1 à 7)



Ilustrado por Salvador Larroca e roteirizado por Matt Fraction, o arco Os Cinco Pesadelos nos apresenta a Ezekiel Stane, um jovem terrorista que quer se vingar das Indústrias Stark pela morte de seu pai, Obadiah Stane, ex-sócio e arqui-inimigo declarado de Tony Stark. Munido de tecnologia Stark, Ezekiel passa a realizar diversos ataques terroristas ao redor do mundo, com o intuito de chamar atenção do lendário Homem de Ferro. As ameças do jovem prodígio ultrapassam a barreira "profissional" quando ele consegue atingir o ponto mais fraco do herói: o coração.

Pelo que vi até agora, ouso dizer que Homem de Ferro 3 terá um embasamento maior em Os Cinco Pesadelos que no próprio Extremis, cujo a Marvel Studios diz ser a principal base para o filme. Ao contrário da versão dos quadrinhos, o Mandarim de Homem de Ferro 3 não parece ser um mestre das artes místicas, assemelhando-se muito mais à um terrorista que à um mago propriamente dito. O modus operandi (olha que palavra bonita) do vilão se assemelha bastante ao de Ezekiel Stane, principalmente pela questão de — provavelmente — ambos os vilões tornarem-se inimigos pessoais não só do alter-ego Homem de Ferro, mas também do homem por trás da armadura, Tony Stark. Falando em armadura, também vimos que o cabeça de lata terá uma vasta galeria de trajes a sua disposição, usando-os, inclusive, para compor seu próprio exército de armaduras. Sem querer revelar spoilers sobre a conclusão do arco — mas já revelando —, compor um exército de armaduras controladas remotamente é a estratégia que Tony Stark usa para deter os ataques terroristas de Zeke Stane em Os Cinco Pesadelos.

"Eu precisava ser um exército. Eu precisava estar em quatro lugares ao mesmo tempo. Então eu improvisei." — Tony Stark

O Epílogo do arco (presente na edição 7) não é ligado diretamente à trama central da história, muito menos tem alguma ligação com Homem de Ferro 3, mas funciona como um excelente complemento para Os Cinco Pesadelos, podendo ser lido, inclusive, como história à parte, sem gerar maiores problemas de entendimento. São só mais 20 e poucas páginas depois de uma história que tem, no total, 120 páginas ou mais, não vai doer nada se você parar pra dar uma lida.

Confira também:


                                                                                                                                                                    


3. O Mais Procurado do Mundo (Volume 5 - Edições 8 à 19)


Em O Mais Procurado do Mundo — ainda com a mesma equipe criativa de Os Cinco Pesadelos — Norman Osborn (o Duende Verde) salvou o planeta da Invasão Secreta dos Skrulls, tornando-se o mais novo grande herói da Terra. Desbancando Tony Stark, Osborn assumiu a direção da S.H.I.E.L.D. — rebatizando-a de H.A.M.M.E.R. —, e, de posse de toda o conhecimento armazenado pela organização ao longo dos anos, ele pretende dar um fim a todos os heróis ali catalogados. Ele só não contava com esperteza de Tony Stark, que transferiu todos os dados da S.H.I.E.L.D. par ao lugar mais seguro que ele conhece: sua própria mente. Agora, Tony tem que visitar todas as suas bases ao redor do mundo, a fim de deletar permanentemente todos os dados que roubou da S.H.I.E.L.D. enquanto foge das garras de Norman Osborn, que quer captura-lo vivo ou morto.

Bem, é bastante improvável que alguma coisa vinda de O Mais Procurado do Mundo — além do Patriota de Ferro (que nos quadrinhos, pra quem não sabe, é ninguém menos que Norman Osborn) — vá parar em Homem de Ferro 3, mas continuo achando que o arco será pertinente para o filme. Não por fazer referências diretas à essa ótima história, mas sim por trazer um pouco de seu clima sombrio para as telonas. Dentre outras coisas, O Mais Procurado do Mundo aborda as quedas tanto do Homem de Ferro (herói) quanto de Tony Stark (pessoa humana), pondo ambos (que na verdade são um só) em uma situação extrema, aparentemente sem saída; e eu acho que Homem de Ferro 3 levará um pouco disso para as telonas.

Se um dia o Universo Marvel dos cinemas se consolidar ao ponto de conseguir reproduzir as mega-sagas dos quadrinhos, espero com todas as força ver O Mais Procurado do Mundo sendo adaptado em um filme solo do Homem de Ferro. É uma história que te prende num ritmo acelerado e cativante, digna de ir parar nas telonas. Talvez o único defeito de O Mais Procurado do Mundo seja ser uma história longa demais, se comparada histórias comuns de super-heróis, que costumam durar entre 5 ou 6 edições no máximo.

Confira Também:

- Cinema - Novo Trailer de Homem de Ferro 3

                                                                                                                                                                    


Ufa, acho que isso é tudo pessoal. Peço desculpas duplas à todos vocês, primeiro por não ter lançado as duas partes do Especial simultaneamente, como o planejado; e segundo por ter feito um Especial menor que o de costume. Espero que entendam que organizar um especial sozinho (não Angelo, isso não é pra você) dá bastante trabalho, principalmente quando se está em cima da hora.

Mas e aí, vocês curtiram esse formato ou preferem anterior, o clássico um-post-por-dia-durante-a-semana-inteira? Deixem suas impressões nos comentários! Por favor!

Obrigado a todos, e até sexta-feira, com Homem de Ferro 3!


Por Breno Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário