terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Se não jogou, jogue! - Cadillacs & Dinosaurs (Arcade)

Porque o passado não morre para sempre.


Produtora & Distribuidora: Capcom
Gênero: Beat'em up
Ano: 1992

A Terra foi devastada por vários tipos de desastres, naturais e causados pela humanidade. Como forma de refúgio, os humanos resolveram viver em cidades subterrâneas por cerca de 600 anos. Depois de finalmente voltarem à superfície, todos ficaram surpresos ao descobrir que várias formas de vida, consideradas extintas, agora voltaram e populam a Terra mais uma vez. Nessa nova era, chamada de Xenozóica, a tecnologia é limitada, e quem sabe mexer com máquinas é extremamente respeitado. Um desses homens é Jack Tenrec, que conserta Cadilaques. Como não há tecnologia suficiente para refinar petróleo, Jack teve que encontrar um combustível alternativo, nesse caso, o guano (uma palavra bonita para merda de aves), expelido pelos dinossauros. A raça humana deve agora sobreviver com os dinossauros, sendo que muitos deles são agressivos. Mas a pior das bestas são as que tem consciência de seus atos, e alguns humanos tem um plano nas sombras desta nova sociedade...

Cadillacs & Dinosaurs nasceu do mundo dos quadrinhos. O nome da obra original das HQs é Xenozoic Tales, criada por Mark Schultz. O plot dela é o mesmo que eu descrevi acima, mas não sei até que ponto, então peço-lhes que acreditem cegamente em mim. Como Beat'em up, ele é um pouco diferente da maioria, não por sua mecânica ou estilo, mas por seu tema. Nada melhor que pegar carros antigos estilosos e misturar com dinossauros. Nexo? Não vejo nenhum. Mas dizer que não é interessante é dizer que não tem água no mar.


"Galera, olha meu relógio"

 No passado, jogos de fliperama/arcade/chame-do-que-quiser mantinham sua qualidade bem acima dos consoles. Tanto é que a SEGA se esforçava para trazer esses jogos para os seus consoles, da melhor forma possível. Some o potencial gráfico dos arcades com a capacidade de criação de (bons) beat'em ups da Capcom, e assim nascem pérolas como Final Fight e Cadillacs & Dinosaurs (que chamarei de C&D por motivo de pura preguiça). A paleta de cores é bem utilizada, mostrando estágios bem coloridos, mas nada de extravagante. São cores sutis, que não causam tanto impacto aos olhos, mas são notáveis. Os personagens principais são bem desenhados e possuem movimentos fluidos. Os cenários são o ponto de destaque, basta ver as duas primeiras fases. E para melhorar, C&D abusa das camadas, dando uma sensação de profundidade bem atraente. Os cenários são curtos, como é normal em beat'em ups, trazendo inimigos que podem vir a lotar a tela em fases mais avançadas.

As músicas são do selo Capcom de qualidade, ou seja, muito bem feitas. E estão numa quantidade bem grande. Cada cenário tem sua música, por exceção dos chefes, a qual a musica se repete. As músicas são bem adaptadas aos momentos, mas por sua pouca duração, dificilmente alguma sai do segundo plano e se torna principal. Os efeitos sonoros são muito bons, inclusive os gritos, como FINAL UPPERCUT.

"I´m on highway to hell"



O modo de jogo segue bem a escola Final Fight, mas recebeu algumas adaptações necessárias com a evolução do gênero. Os power-ups continuam escondidos em barris, pneus ou latas, dependendo da fase. É sempre bom achar carne grelhada numa lata de petróleo, super saudável. Mas ao contrário de alguns beat'em ups, os inimigos também soltam power-ups. É sempre irônico quando você derrota um gordão e ele dá uma rosquinha pra você. Outros inimigos são mais legais, e deixam para trás escopetas, metralhadoras, granadas, entre outras armas. O que realmente é original de C&D é a 3ª fase, em que podemos usar um carro e atropelar os inimigos durante a fase toda. Atropelar é sempre legal. (Nota: Nós do blog Desocupado não nos responsabilizamos se você tentar matar alguém na vida real. Não mate pessoas de carne e osso. Isso é coisa de noob. E é ilegal)

A jogabilidade é muito boa. Os personagens movem-se numa velocidade boa e respondem aos comando apropriadamente. Vale lembrar que cada personagem possui suas vantagens e desvantagens. Alguns são mais fortes, outros mais rápidos, e a moça sabe pegar em armas (Se é que vocês me entendem). Mustapha é tido como o melhor personagem, devido a sua habilidade de acertar os inimigos com seu chute de dois pés. O jogo não foge muito dos beat'em ups em geral. Possui combos e o clássico ataque especial que tira life de quem usa, marca registrada da Capcom. C&D é bem refinado, mas se mantém no mais do mesmo. Não tem algo que o faça ser lembrado como criador no gênero, mas ele repete o passado, aprimorando-o.

XXXX você também, balofo.

A minha maior decepção é o mal uso dos dinossauros. Eu acharia Super Groovy (entendedores entenderão) se pudéssemos montar num T-Rex ou Triceratops (Vão Rangers, salvem o mundo de Rita Repulsa). Perderam a oportunidade. Outra coisa mal aproveitada foi o Cadilaque, que aparece em apenas uma fase. Creio que apenas nisso o jogo falhe, e são apenas algumas questões pessoais mesmo. A dificuldade até que não é tão alta para um jogo de arcade, que normalmente tem como objetivo existencial consumir cada vez mais as suas fichas. Com a estratégia certa, da pra demorar até gastar o primeiro continue.

Cadillacs & Dinosaurs É um ótimo jogo do gênero. Refinado, mas que não inova tanto, surgindo apenas com o sucesso dos quadrinhos e da animação. Longe de ser passável também, pois é a cara dos anos 80-90 com seu plot nonsense. Vale ressaltar que entre as fases o jogo desenvolve um plot, o que não era tão comum no gênero e por isso, a Capcom merece respeito.



Olha que bonitinha essa barra de notas!


Por Angelo, que espera que todos vocês se XXXX.

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