quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Se não jogou, jogue! - Rocket Knight Adventures (MegaDrive)


Antes de aves com TPM, quem comeu carne de porco foi Sparkster. (?)


Produtora & Distribuidora: Konami
Ano: 1993
Gênero: Ação em plataforma 2D.



        El Zebulos via seu reino em meio a uma crise. Estava sendo invadido por seres que navegavam elo espaço em uma nave conhecida como Pig Star. E usando de toda sua coragem e convicção, fez com que seu povo lutasse contra a invasão e sair vencedore da batalha. Após a vitória, El Zebulos foi aclamado como rei e, sabendo dos poderes destrutivos da Pig Star, a selou magicamente para que não caísse nas mãos erradas.
        A "Chave do Selo" foi guardada e protegida por El Zebulos e seus descendentes. Porém, após incontáveis gerações, um reino inimigo quis tomar controle do Selo, para usar a Pig Star e dominar o mundo. Para proteger o reino, agora conhecido por Zebulos, foi criada a ordem dos Rocket Knight (
Guerreiros Fogueteiro?). Esses guerreiros eram armados com mochilas-foguete, brandavam espadas místicas e tinham habilidades sobre-humanas (ou no caso, camundonganas?).
       O jovem Sparkster era um orfão de guerra e foi acolhido por Mifune Sanjulo, um amigo do rei que na época era líder dos Rocket Knights. Sparkster tornou-se um promissor Rocket Knight. Axel Gear, um dos Rocket Knight, tornou-se corrupto e resolveu tentar roubar o livro que continha os segredos dos Rocket Knights. Não conseguiu na primeira tentativa, pois Mifune o impediu. Porém, saiu da batalha extremamente ferido, desabilitando suas capacidade de batalha. Sparkster então, tornou-se o líder dos Rocket Knight e prometeu se vingar, e assim começou sua jornada. Por 10 anos, Sparkster vagou, sendo tido como um bandido, um vagabundo. Até que ouviu do retorno de Axel Gear e o ataque ao reino causado por ele. E assim começa a nossa história.

Rocket Knight Adventures é só mais um jogo de um mascote que tentou vingar. Qual o valor de veracidade dessa frase? Digo até que muita. A diferença é que não é SÓ mais um jogo de um mascote que tentou vingar. É O mascote que o mundo chora em não ter vingado. E pode ser que quem lê não o conheça ou não se lembra, mas  Sparkster é um bom personagem e que, apesar de ser da era do Sonic, tinha sua atitude própria e, ao invés de salvar bichinhos de um barrigudão tarado por máquinas, Sparkster tem alguém para se rivalizar, que é Axel Gear. Porém, seu vilão maior é outro. Por que eu comparei Sonic a Sparkster?Por que eu quis.

Seus gráficos são bem bonitos, contando com diversos cenários diferentes e movimentados. O design dos estágios são interessantes, mas não contam com uma grande exploração. Isso seria chato caso o estágio fosse a mesma coisa. Porém, contudo, todavia, entretanto, os estágios tem seus cenários bem variados. Podemos começar de uma fazenda e terminar tendo um castelo como plano de fundo. Isso torna o jogo dinâmico.

Sonoramente, o jogo não faz feio, e conta com algumas músicas bem grudentas. Mas é aquele grudento legal, tipo quando sua mãe chega suada após um dia de trabalho e você dá um abraço nela. De volta ao assunto, as músicas não decepcionam e variam muito. São cerca de 20 músicas. É muito, se contarmos que temos jogos que repetem a música o tempo todo.

A jogabilidade é bem interessante, pois ela varia. Não tanto como se espera, mas varia. Primeiro, temos o modo plataforma convencional, pula e anda até o final da fase. Normal né? Seria, se Sparkster não tivesse um foguete acoplado em sua armadura. E basta segurar um botão por alguns segundinhos e...BUM. Lá vai Sparkster voando pelos céus na sua armadura azul. RKA ainda faz uma singela homenagem a franquia de navinha conhecida por Gradius, em duas ocasiões. Ainda há uma briga estilo megazord, com robôs-javalis-gigantes O jogo conta com uma dinâmica (como já disse mais acima), mas o que eu não disse é que essa dinâmica faz os Chefes e sub-chefes terem mais espaço do que os próprios paus-mandados. Assim como mencionei nesse post, os sub-chefes são bem presentes e um bom aquecimento pros chefes.

A diversão do jogo é garantida e sua dificuldade pode ser alterada .Se você se sentir o mestre dos jogos, jogue no Hard, onde qualquer dano é mortal. Se você é medroso, jogue no fácil. Não vamos te julgar...muito.

Nota: 9/10
O que faltou? Uns extras escondidos no cenário.


Por: Angelo Alexsander

Nenhum comentário:

Postar um comentário