sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Se não jogou, jogue! - Mario & Luigi: Superstar Saga (Gameboy Advance)


Mario & Luigi: Bros. até o fim.


Produtora: Alphadream Corporation
Distribuidora: Nintendo
Data de lançamento: 17 de Novembro de 2003
Gênero: RPG

Um feiticeiro maligno, conhecido por Cackletta, roubou a doce voz da adorável princesa Peach e a substituiu por uma voz horrenda. Agora Mario e Luigi devem recuperar a voz dela antes que algo pior aconteça. A situação é tão crítica que até mesmo Bowser os ajudará nessa missão. Para o azar de nossos herois, Cackletta está em busca da Beanstar, um artefato que, ao ser acordado, garante um desejo irrestrito, mas só pode ser acordada com a voz de uma pessoa doce, sincera e amável. E assim nossos heróis devem correr contra o tempo para salvar seu reino e, quem sabe, seu mundo.

Enquanto Mario estava tomando banho na sua Mario Mansão e Luigi estava pendurando a roupa no varal, Cackletta e seu capanga, Fawful, executavam a parte 1 do seu plano pra conquista do mundo: roubar a voz da altamente sequestrável princesa Peach. Quando nossos heróis chegam ao castelo, já é tarde. Bowser também estava presente pronto pra sequestra-la mais uma vez, de novo, novamente. e com uma aliança nada comum, está na hora de perseguir Cackletta.


Mario & Luigi é uma trilogia de jogos para os portáteis da Nintendo. Apesar de serem partes de uma trilogia, eles não têm uma história tão interligada, apesar de vários fatores e referências como a inclusão de Fawful, o capanga de Cackletta, nos 3 jogos que são (na ordem): Superstar Saga, Partners in Time e Bowser´s Inside Story. Sendo os dois últimos para Nintendo DS.

SS (abreviação de Superstar Saga) é um RPG que mantém aspectos clássicos do gênero. Os personagens ganham pontos de experiencia ao derrotar inimigos e quando esses pontos são suficientes, Mario & Luigi aumentam seu Level. Isso permite que nossos herois possam ficar cada vez mais fortes. E nesse momento temos a primeira peculiaridade: Além de aumentar os status automaticamente, podemos girar uma espécie de roleta e escolher um atributo. Aquele atributo vai ter o número da roleta somado ao valor geral. Isso permite a criação de personagens mais defensivos, ofensivos, rápidos e etc.. Porém, você provavelmente vai terminar com um personagem equilibrado, uma vez que os números das roletas vão ficando menores caso você concentre apenas naquele atributo.




Outra peculiaridade é a exigência do timing do jogador durante as batalhas. É um fator extremamente útil saber que o jogador pode finalizar o jogo sem tomar nenhum dano. Claro, isso é bem difícil, já que exige do jogador perceber os padrões de movimentos dos inimigos. Isso ocorre com  o tempo, não precisa se apressar. A não ser que esteja quase morrendo, aí sim você vai ter motivos pra se apressar.

A Alphadream caprichou no desenho dos cenários, que estão muito lindos, vivos e o melhor, bem montados. Por que bem montados? Porque os cenários não estão lá apenas para serem vislumbrados. Muitos deles tem os chamados puzzles, que basicamente são enigmas e/ou quebra-cabeças. É um fator ainda mais interessante que mantém uma maior originalidade ao jogo, principalmente pelas habilidades únicas tanto de Mário como de Luigi.

A trilha sonora do jogo,provavelmente vai ser uma conhecida de quem já jogou os jogos clássicos da plataforma. Muitas delas são remix ou versões mais polidas dos games antigos do "Nintendinho" (NES). Falta de originalidade? Talvez. Ruim? Não. Claro que o jogo possui trilhas novas, mas as que serão mais notáveis pra galerinha mais velha serão as  CRÁÁÁSSICAS .

Mas muito provavelmente nada do que eu lhes falei vai valer mais do que o próximo trópico: A diversão. E ele consegue isso maravilhosamente bem. Primeiro, pelo dinamismo do jogo, principalmente nas batalhas, onde o jogador não fica simplesmente olhando o turno passar. O jogador é dono de si nas batalhas. Isso se reflete na combinação de botões pra realizar os Bros. Attacks, que são basicamente os especiais. E em segundo lugar, temos o texto. Apesar de ser um jogo mais bonitinho e tal, é extremamente engraçado, sejam nos dialogos ou nas ações. Putz, eu ri pra caramba quando chamavam o Luigi de verdinho ou de Mario verde. É espetacular! (Breno -> Parafraseando as namoradas e mães mais "desinformadas" dos gamers...)

É um jogo extremamente interessante e divertido. Totalmente recomendável.
Obs: Mario é protagonista, mas Luigi é o cara.

Nota: 10/10



Por It´s me Angelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário