terça-feira, 18 de setembro de 2012

Se não jogou, jogue! - Kirby´s Dream Land (Gameboy)


O que é redondo, rosa e pode engolir qualquer coisa?



Produtora: HAL Laboratory
Distribuidora: Nintendo
Ano de lançamento: 1992
Gênero: Plataforma

O guloso Rei DeDeDe roubou toda a comida dos habitantes de Dream Land  (Terra dos Sonhos) para fazer um “lanchinho” da meia-noite. Kirby, um dos residentes de Dream Land resolver pegar o que é seu e de seus amigos de volta, a sua comida.

A história de Kirby´s Dream Land é bem simples, clássica da época em que o jogo foi lançado. Kirby faz parte da categoria de personagens fofinhos, mas tem uma história bem curiosa. O formato bolinha-de-amor que ele tem não era a primeira opção dos seus criadores. O formato atual de Kirby servia basicamente como base para o personagem ser testado na mecânica do jogo. Porém, os criadores criaram afeição a ele e preferiram deixar neste formato que amamos. Outra curiosidade sobre a bolota rosa foi a escolha de sua cor, pois Masahiro Sakurai, o cabeça que criou o personagem, queria Kirby rosa. Já Shigeru Miyamoto, o papai do encanador bigodudo, preferia Kirby amarelo. Sakurai saiu vitorioso em sua opinião. Kirby ainda foi vítima dos americanos na capa de seu primeiro jogo. Nossos amigos do norte do continente, após pesquisas infindáveis, concluíram que a cor da bolota rosa na verdade era branca, por causa da ausência de cores do Gameboy. Não preciso dizer que alguém com o mínimo de zelo iria pesquisar sobre o personagem. E não tem nem desculpa, o jogo já havia sido lançado no Japão, assim como inúmeros desenhos do personagem. Branco, Kirby parecia mais um Boo.





Não dá para falar de Kirby sem falar da HAL Laboratory, maternidade dos jogos dele. A HAL é uma subsidiária da Nintendo e principal responsável pelos jogos de Kirby. A HAL ainda tem no currículo alguns jogos que são bem cultuados e bem vistos por gamers e retrogamers. Um exemplo? O caríssimo cartucho de Earthbound. Melhor,a Hal é a responsável por toda a franquia Mother. Quer mais? Outra franquia da Hal, é a Adventures of Lolo, que mais cedo ou mais tarde pinta aqui. (* Breno -> Dentre todas esses grandes nomes provenientes da HAL Laboratory, ele esqueceu de mencionar o melhor entre eles: a franquia Super Smash Bros.! *[*Angelo > Adventures of Lolo destroem Super Smash Bros.*])

Kirby´s Dream Land de cara possui um desenho bem bonito e que é muito receptivo ao jogador, principalmente aquele que estava começando sua vida no mundo dos jogos. O visual é extremamente amigável. Seus cenários tem uma boa variação, passando de ilhas até os céus. Mesmo com a falta de cores do Gameboy, esse jogo consegue ser lindo. Se tivesse sido lançado a cores, deixaria muita gente de queixo caído. O design de leveis é bem interessante, porém bem linear. Você provavelmente não vai explorar muito, contudo já vou logo avisando, temos segredos nas fases.




Suas músicas são compatíveis com os gráficos, muito amigáveis e inocentes. Bem melodiosas também, sendo num total de 19 músicas. Mesmo apesar de não ter uma música extremamente marcante que será lembrada por todas as eras da civilização, elas vão ser agradáveis.

Kirby é um ser que possui diversas habilidades. Ele é capaz de engolir quase qualquer coisa usando seu poder de sucção levemente exagerado. Infelizmente, em Kirby´s Dream Land, ele ainda não tem a capacidade de copiar os golpes dos inimigos. Porém não está tão indefeso quanto parece, pois pode transformar os inimigos engolidos em energia e ao cuspir ele lança uma estrela, que machuca (provavelmente muito) os inimigos. Caso não consiga engolir um inimigo, Kirby pode disparar um tiro de ar, que não é tão potente e tem alcance inferior ao da estrela. Os chefes normalmente só podem ser afetados pelas estrelas cuspidas de Kirby, então aconselho pegar a manha do negócio. Além de seu engole/cospe, Kirby pode ainda voar, o que é bem original, pois protagonistas de jogos de plataforma, normalmente não tem tal habilidade tão apelativa. Mas a equipe da HAL conseguiu equilibrar isso, fazendo ela não ser tão poderosa, apesar de quê ainda facilita um bom bocado.



O jogo é bem mais ou menos em termos de dificuldade. Na verdade é mais pra menos. Os chefes tem padrões de ataque que quase não variam, mas que podem ser mortais num primeiro encontro. Mas de resto, dá pra ir de boa, até que você finalize. Pois lá aparecerá um código que libera o Extra Game. E o que é o Extra Game? É o modo Hard, com novos inimigos e chefes bem mais ameaçadores. Aí sim, quando finalizado no Extra Game, você verá o verdadeiro final.

Em resumo, Kirby´s Dream Land é um ótimo jogo, que não peca gravemente em nenhum quesito. Sendo assim, pode ser considerado um jogo ótimo e totalmente recomendável. Não gostou? Então vá assistir o desenho animado do Kirby. Sim, ele é (ou pelo menos era) um astro da TV.

Nota: 9,5/10




Por Angelo Alexsander, o sucesso do tecno-brega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário