domingo, 2 de setembro de 2012

Se não jogou, jogue! - Earthbound (SNES)


A prova de que RPGs podem ser divertidos


Produtora: Hal Laboratory
Distribuidora: Nintendo
Data de lançamento: junho de 1995
Gênero: RPG

Estava tudo calmo na noite. O silêncio imperava. Porém, tudo isso seria interrompido por um gigantesco barulho, causado nada mais nada menos que por um objeto extraterrestre não identificado. Tal objeto caiu na pequena cidade de Onett, no continente de Eagleland. Com o impacto, toda a cidade entrou em alvoroço, inclusive Ness, um garoto cujo rumo de vida mudaria para sempre depois do acontecido.

Ao investigar o objeto, Ness encontra Buzz Buzz, um viajante do espaço-tempo. Buzz Buzz conta a Ness que ele e mais três amigos, Paula, Jeff e Poo, devem combater a ameaça alinígena ultrapoderosa conhecida por Gyigas. E assim começa a jornada das crianças, em busca de salvar seu planeta e as pessoas que amam.


Tudo começa com um objeto caindo do espaço. Até aí, clichê. Mas quando uma criança armada de um taco de baseball e um cartão de débito é o maior heroi da Terra, o clichê morre. Earthbound é o segundo jogo da cultuada franquia da Nintendo, que pode ser conhecida pelo seu nome em japonês: Mother. Assim, Earthbound corresponde a Mother 2, sendo o primeiro Mother um jogo de NES e o terceiro um jogo de GBA.



Na sua época de lançamento, Earthbound passou meio despercebido, mas quando o personagem principal, Ness, participou de Super Smash Bros. (game de luta envolvendo os personagens mais conhecidos da Nintendo), o negócio explodiu, sendo hoje em dia encontrado no mercado a preços bem salgados.

A primeira coisa ao ver Earthbound são seus gráficos extremamente infantis. É tudo muito bonitinho e alegrinho, com musiquinhas bonitinhas e alegrinhas. Parece bem bestinha no começo, mas tudo muda no decorrer da história, onde as coisas vão passando para algo mais adulto.

Talvez o principal charme de Earthbound seja sua grande quantidade de frases e situações engraçadas. Quão comum é um grupo de policiais querer enfrentar um garoto de 10 anos no corpo a corpo e perder? E quanto a um aliado que, ao entrar em combate, ter como principal ação se esconder atrás de uma moita? Esse tipo de coisa você não encontra a torto e a direita, principalmente num RPG.

Cada personagem controlável tem suas características: Ness é o personagem mais equilibrado; Paula é a garotinha que usa as magias; Jeff é o gênio que conserta máquinas quebradas e pode usar armas de fogo, porém não usa magias; e Poo é um personagem equilibrado, mas que conta mais com as suas magias únicas.

O mundo de Earthbound tem várias cidades e condições climáticas. Passando de florestas, cidades, pântanos, cavernas e desertos. Conta ainda com um mundo alternativo conhecido como Moonside, que talvez seja a parte mais divertida do jogo em termos de diálogos. E ainda podemos visitar a consciência de Ness e um mundo Jurássico. Se isso não é variação, não sei o que é.



Suas músicas são bem diferentes do que esperamos ouvir, principalmente se compararmos aos grandes clássicos dos RPGs, como a franquia Final Fantasy. RPGs normalmente contam com músicas mais orquestradas, e Earthbound foge disso. Prefere o uso de efeitos que, combinados, formam uma música.Vale ressaltar também que as músicas são apropriadas ao momento: Se em determinado local ocorre uma epidemia zumbi, o clima fica mais pesado; Se está tudo resolvido naquele local, então a música volta a ser mais alegrinha.

Há ainda várias mecânicas no jogo, como o HP dos personagens. Quando se recebe dano, ele desce número a número ao invés de ser calculado rapidamente. O que isso significa? Significa que mesmo que seu personagem tenha levado dando suficiente para "morrer", ele pode ser curado, evitando assim que você fique com um membro inativo. Isso é bem útil e interessante, mais ainda no final do jogo, onde o HP vai estar bem alto. Os personagens contam com PP, abreviação de Psy Powers, que é o custo de conjuração das magias. Ele pode ser restaurado ao dormir nos hotéis espalhados pelas cidades, ou você pode encontrar borboletas que ao serem tocadas, recuperam 20PP.

As batalhas podem começar de 3 maneiras distintas: Caso você seja atacado por trás, a tela ficará vermelha e o inimigo atacará você primeiro; Caso seja um encontro cara-a-cara, a tela fica cinza e quem tiver mais velocidade vai primeiro; Agora, caso você consiga chegar atrás de um inimigo a tela ficará verde e você atacará primeiro; Caso você esteja bem mais poderoso que seu inimigo, o jogo lhe dará uma vitória instantânea, evitando perder tempo em coisa pouca.

Além do jogo ser extremamente divertido, fizeram o detonado no próprio guia que vem com ele. Jogada de mestre, pois quem melhor pra falar das mecânicas e possibilidades do jogo que os produtores?
Quem quiser, o Link é esse. Está em inglês, mas quem manja um pouco entende bem.

Earthbound é um jogo cativante por seus diálogos, beleza e história. Vale a pena de ser jogado até o fim, e é o que podemos chamar de clássico, muito mais por sua originalidade.

Nota: 9,5/10
Como todo RPG, tem horas que fica meio arrastado, mas nada que desestimule.


Por Angelo Alexsander

Nenhum comentário:

Postar um comentário