quinta-feira, 3 de maio de 2012

Se não jogou, jogue! - Contra 3: The Alien Wars (SNES)


Olá a todos os companheiros desocupados, hoje eu, Alexsander, trarei para vocês um jogo que pode ocupá-los por algum tempo.




Gênero: Ação
Produtora: Konami
Data de lançamento: Abril de 1992

A série de jogos “Contra” não é nova. Surgida no NES ela é conhecida por sua diversão em 1 ou 2 jogadores, e isso melhora caso tenha-se um grupo ainda maior de amigos esperando pra você morrer (Sim, os melhores amigos de todos). A franquia baseia-se basicamente em soldados fortemente armados que devem combater seus inimigos (De simples soldados até organismos alienígenas gigantescos). É aí que o indivíduo pensa:
-Ah, mas desse estilo de jogo existem aos montes.
De fato, sim, mas poucos tão bem executados quanto esse clássico.

O aspecto gráfico do jogo é bem colorido e o número de detalhes faz um bom uso disto. Temos claramente o uso da profundidade pra dar o sentimento de que estamos numa guerra, ou seja, os cenários parecem maiores do que realmente são. O design dos personagens principais é bem calibrado, não são a coisa mais bonita do jogo mas também não estraga. O que de fato se destaca no quesito gráfico são os cenários e os Chefes (ou Bosses, como preferir). Os Chefes tem sua arte mais imponente, pra dar aquela sensação de que são mais poderosos e vão te matar rapidinho.


O som do jogo combina bem com a ação, tanto numa melodia que dá aquele frenesi, tanto até nos aspectos mais simples como o disparo de sua arma( as quais cada uma tem um som característico) e nos momentos que os inimigos sofrem danos.

A jogabilidade é próxima da perfeição, os comandos respondem rapidamente, o sistema de troca de armas( Evita perder uma arma preciosa contra um inimigo qualquer)funciona perfeitamente e caso você seja um Rambo da vida pode segurar os botões L & R, saltar e atirar, para realizar um pulo giratório atirando com as duas armas ao mesmo tempo( E isso é ótimo pra você que é exibicionista). Há também um sistema de câmera em algumas fases que mostra a ação por cima e é bem divertido de usar, uma vez que foge do pragmatismo de correr pra direita sempre.
Agora o porquê de este jogo ser considerado épico. Sua dificuldade. Ele te dá a opção de escolher entre fácil, médio e difícil. Se não é familiarizado com o estilo é bom começar no fácil, onde morrerá muitas vezes mas com o tempo e com treino já achará fichinha. No nível médio, o jogo já dá uma pontada de que o negócio só vai piorar. No nível difícil, bem, você terá raiva, muita raiva, e caso sua vontade seja maior do que a fúria e conseguir zerar o jogo, você provavelmente vai sentir o prazer de uma vitória conquistada nas batalhas mais árduas.


Em resumo, Contra III é um jogo bem divertido de se jogar, principalmente em grupo e com o som no máximo. Porém, pela sua dificuldade, pode afastar alguns jogadores que não tem paciência em perder. Além disso o replay após finalizar baseia-se apenas no aumento da dificuldade e quem sabe em desafios criados pelo próprio jogador( Exemplo: não usar numero máximo de vidas, usar apenas armas fracas e etc.)


Nota: 9,5/10 Aliens mortos

Nenhum comentário:

Postar um comentário