quarta-feira, 25 de abril de 2012

Se não leu, leia! - X-Force (Volume 3)

Sangue no zóio hoje no Se não leu, leia!!!


X-Force foi uma das HQs paralelas às HQs dos X-Men, criada pelo "genial" Rob Liefeld (sarcasmo) nos "saudosos" anos 90 (mais sarcasmo) para serem um grupo de personagens típicos daquele tempo, com ombreiras, jaquetinhas, bolsos em excesso e tudo que se tinha a direito. Graças a papai do céu, de lá pra cá as coisas mudaram, e a o Volume 3 da nova X-Force tem outro foco. Essa HQ teve seu início oficial em 2008, chegando ao Brasil por volta de 2009, e tendo seu fim oficial em 2010, 2011 aqui no Brasil, onde foi publicada pela Panini na revista X-Men Extra, junta com outros títulos dos mutantes da MARVEL.

Depois do massacre mutante do "Dia M" (evento ocorrido na mega saga "Dinastia M"), o novo líder dos X-Men, Ciclope (Scott Summers), vê que sua raça se encontra ameaçada. Depois do ocorrido, vários mutantes foram dizimados do planeta Terra, e muitos outros perderam seus poderes, fazendo com que restassem apenas 190 mutantes, dentre eles os X-Men. Não medindo esforços para proteger seu povo, Ciclope pede a Wolverine para que monte uma equipe com os melhores assassinos dos X-Men, para que , secretamente, combatam os inimigos dos mutantes antes mesmo que eles ameacem os X-Men.


Inicialmente, a equipe é formada por Wolverine (James Howlett, que conta com seu fator de cura e suas garras de adamantium), Apache (James Proudstar, que tem seus atributos físicos aumentados), X-23 (Laura Kinney ,clone feminino de Wolverine, que conta com as mesmas habilidades) e Lupina (Rhane Sinclair, que pode se transformar em um lobo), mas com o decorrer das história outros membros vão surgindo e se juntando à patota.

A HQ não tem um personagem principal, todos os protagonistas têm seu devido espaço na trama. Personagens pouco explorados nas outras HQs dos mutantes ganham um lugar ao sol em X-Force, como a misteriosa X-23, que, por ter sido usada por toda sua vida como uma ferramenta para matar, não pôde adquirir uma "humanidade". A mesma é motivo de conflitos internos entre Wolverine e Ciclope, já que foi inclusa no time contra a vontade de Logan, que ,anteriormente, tomou X-23 como sua filha adotiva para livrá-la de um caminho o qual ele já seguiu. Não só ela, mas também o mutante Apache, que busca vingança por seu irmão, o antigo X-Man Pássaro Trovejante, o que só serve para entortar ainda mais os laços de amizade entre Logan e Scott. O fato de Ciclope manter esse grupo em segredo de todos os outros X-Men também só joga mais lenha na fogueira dos acontecimentos que se sucederão por causa desse time.


O traço da HQ circula entre Clayton Crain e Mike Choi. Crain desenha maior parte das edições da revista, e seu traço é ótimo, mas peca na arte sequencial e também na sua tonalidade de cores, que é excessivamente escura (isso não é culpa dele, mas sim de seus coloristas e arte-finalistas). Já Mike Choi faz seu trabalho sem maiores erros. Seu traço é bonito e muito bem detalhado, lembrando um pouco um estilo mangá. Sua quase inseparável parceira, a colorista Sonia Oback, colabora  muito para manter a qualidade da HQ, com tons menos escuros e mais coloridos, sem atrapalhar a seriedade da história.

O roteiro escrito por Craig Kyle e Christopher Yost não é revolucionário, mas agrada o leitor e não insulta a inteligência com uma trama idiota. Ainda que todos os personagens do time tenham seu lugar na história, Craig e Chris parecem ter uma certa paixão pela personagem X-23, já que a mesma tem uma participação um pouco maior que a de seus companheiros na trama. Não que isso seja um ponto negativo, pelo contrário, X-23 é uma ótima personagem, e pena que só aqui, ao lado da X-Force, foi usada de maneira coerente (X-23 possui 3 HQs próprias; A primeira muito boa, a segunda nem tanto, e a terceira... melhor nem comentar).

Em X-Force o sangue jorra em suas mãos enquanto você está lendo. É claro, isso foi um exagero. A HQ não é tão violenta assim, mas pra não é recomendável pra quem não curte um bom desmembramento. Nos números mais a frente, a revista começa a sofrer com os constantes crossovers (histórias compartilhadas entre duas HQs ou mais), e vai ficando difícil de acompanhar. Nada que seu cérebro não consiga resolver depois (ou, nada que a internet não resolva), mas recomendo seguir os crossovers à risca. Não precisa ser nenhum adivinhão pra saber qual vai ser a próxima revista, no final de cada edição existe a famosa frase "Continua na HQ 'x', Nº 'y',no próximo mês".

Ah, e a minha nota é -> 8,5/10

HQ muito boa. Principalmente se você já é fã dos mutantes da MARVEL.

Se não leu, corra atrás e vá ler!


Nenhum comentário:

Postar um comentário